sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Biografia de Teófilo Braga



   Joaquim Teófilo Fernandes Braga nasceu a 24 de Fevereiro de 1843 em Ponta Delgada e morreu a 28 de Janeiro de 1924 em Lisboa. 

     Iniciou muito cedo a atividade profissional, empregando-se na tipografia do jornal A Ilha, de Ponta Delgada, no qual também colaborou como redator. Nesse período colaborou com outros periódicos da ilha de São Miguel, entre os quais os jornais O Meteoro e O Santelmo. 
     Em 1868 fixou-se em Lisboa, onde iniciou a sua atividade como advogado e casou com Maria do Carmo Xavier, de quem teve três filhos. 
    A 18 de Maio de 1871 tornou-se num dos 12 signatários do programa das Conferências Democráticas do casino Lisbonense. 
   Em 1872, concorreu a professor universitário da cadeira de Literaturas Modernas do Curso Superior de Letras. Consegue assegurar o lugar superiorizando-se no confronto com Manuel Chagas e Luciano Cordeiro. 
    A partir de 1884 passa a dirigir a Revista de Estudos Livres, em parceria com Teixeira Bastos. 
    Em 1890 foi pela primeira vez eleito membro do diretório do Partido Republicano Português 
   A 28 de Agosto de 1910 é eleito deputado republicano por Lisboa às Cortes monárquicas, não chegando contudo a tomar posse por entretanto ocorrer a implantação da República Portuguesa. 
   Por decreto publicado no Diário do Governo de 6 de Outubro de 1910 é nomeado presidente do Governo Provisório da República Portuguesa saído da Revolução de 5 de Outubro de 1910. Naquelas funções foi de facto chefe de Estado, já que o primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, apenas foi eleito a 24 de Agosto de 1911. 
Quando Manuel de Arriaga foi obrigado a renunciar ao cargo de Presidente da República, na sequência da Revolta de 14 de Maio de 1915, Teófilo Braga foi eleito para o substituir pelo congresso, a 29 de Maio de 1915. Sendo um Presidente de transição, face à demissão de Manuel de Arriaga, cumpriu o mandato até ao dia 4 de Agosto de 1915. 


Trabalho de pesquisa realizado por:
Filipe Marques 9ºano




     Frequentou o Liceu de Ponta Delgada e em 1861 partiu para Coimbra onde concluiu o ensino secundário. 

Sem comentários:

Enviar um comentário